Cátia Garcia

Biografia:

Nasceu no Porto e vive actualmente em Lisboa. Começou a cantar desde muito cedo, participando em vários espectáculos, concursos, noites de fado, etc. Fez o Curso de Canto do Conservatório de Vila Nova de Gaia. Em 2000 participa na Grande Noite do Fado em Lisboa onde vence o 2º Lugar e no Porto onde ganha o 3º Lugar. Em 2001 participa novamente na Grande Noite do Fado em Lisboa onde vence o 2º Lugar, e no Porto onde ganha o 1º Lugar com a sua interpretação de “Cansaço”, de Amália Rodrigues. Ainda em 2001 participa no Encerramento Oficial do “Porto - Capital Europeia da Cultura” num espectáculo no Mercado do Bolhão e faz vários espectáculos em França (Lyon, Grenoble, St. Ethiene, etc).
Entre 2002 e 2005, após gravar o seu primeiro CD, “À Procura do Fado”, realiza diversos espectáculos e concertos tanto a solo como em espectáculos organizados em diversas salas portuguesas.
Em 2005 é convidada por Filipe La Féria a interpretar o papel de Amália Rodrigues no musical “Amália” em cena no Teatro Sá da Bandeira no Porto.
Também em 2005, volta a ser convidada por Filipe La Féria a interpretar a protagonista de “Alice no País das Maravilhas” desta vez em Lisboa, no Teatro Politeama. O espectáculo esteve em cena durante cinco meses.
Logo de seguida, entra para o elenco de “A Canção de Lisboa”, de Filipe La Féria, também no Teatro Politeama. Na RTP participa no espectáculo “Campo Pequeno de novo em grande”, espectáculo idealizado por Filipe La Féria para a reabertura da Praça de Touros do Campo Pequeno e exibido em directo pela RTP 1, RTP África e RTP Internacional.
Em 2006, mantém-se no elenco da companhia do Teatro Politeama para interpretar o papel de Liesl, a filha mais velha do Capitão von Trapp, no musical “Música no Coração”, encenado por Filipe La Féria.
Em 2008 interpretou o papel de Anybodys na adaptação de Filipe La Féria do musical “West Side Story” no Teatro Politeama, por cuja interpretação recebeu o Prémio Actriz Revelação dos Prémios de Teatro Guia dos Teatros.
Em 2009 interpretou Dorothy Gale no clássico “O Feiticeiro de Oz”, mais uma produção de Filipe La Féria no Politeama e em 2010 estreou O Sítio do Picapau Amarelo interpretando o papel da boneca de trapos Emília estando ao mesmo tempo em cena com "Um Violino no Telhado" a interpretar Tzeitel.
Em 2011 participa nos Troféus de Televisão da TV7Dias no Casino Estoril.
Em Agosto estreia-se na comédia no papel de Edna Edison em "O Prisioneiro da Segunda Avenida" de Neil Simon com encenação de Frederico Corado (Lisboa e Cartaxo).
Tem participado em diversos filmes publicitários (Enciclopédia Verbo, etc) e fez diversas dobragens para televisão, vídeos institucionais (Portugal Telecom, etc) e documentários. Participou também em vários programas de televisão como “Praça da Alegria”, “Portugal no Coração”, “A Vida é Bela”, “Herman SIC”, “Fátima Lopes”, “Você na TV”, “Êxtase”, “Só Visto”, etc.
Actualmente tem aulas de canto com Lucia Lemos.
É sócia fundadora da Entrar Em Palco.


Video "Barco Negro"
David Mourão Ferreira/Caco Velho/Paratini




Outras informações úteis.


http://www.youtube.com/watch?v=lysnw9e7krU

http://entrarempalco.wix.com/catiagarcia#!

Sem comentários:

Enviar um comentário