Sónia Santos

Artista exclusiva da Saudade Records & Entertainment

Biografia:

Sónia Santos nasceu a 7 de Abril de 1980, na cidade alentejana de Elvas. Desde muito cedo demonstrou grandes aptidões a nível musical. Cantou por primeira vez em público aos sete anos de idade a convite de fadistas alentejanos.
Aos 16 anos formou parte de um duo musical cantando música ligeira, e como vocalista principal de uma banda de géneros musicais diversificados, actuando em vários tipos de eventos, mas sem nunca abandonar o Fado.
Aos 20 anos grava um cd num projecto de música pop e latina.
É aos 25 anos que retorna definitivamente ao Fado, levada pela necessidade de dar saída a um sentimento que bate dentro da sua alma fadista e passa a formar parte de um grupo de fado que percorre o país de norte a sul.
Em 2006 muda-se para Lisboa e começa a cantar em diversas casas de fado. Apartir daí nunca mais parou, cantando em várias casas como: CLUB DE FADO, SR VINHO, MESA DE FRADES, ADEGA MESQUITA, GUITARRAS DE LISBOA, CALDO VERDE, ETC…
Percorre o país e em 2009 actua por primeira vez em Madrid.
Em 2010 chega à final do concurso “Há Fado Na Mouraria”, onde participa com um poema da sua autoria, no Fado Mouraria Estilizado, o qual fará parte de um áudio-livro a ser editado em 2013.
Em 2011 vence o concurso realizado pela RTP1 “Há Fado na Praça”.
No ano de 2012 passa a fazer parte do elenco da casa de fado “O FORCADO”, onde se encontra actualmente.
Possuí um profundo conhecimento sobre fado, tanto a nível histórico, como dos seus estilos e variantes, seus segredos e sua evolução nas várias épocas, seus autores e compositores.
A sua imagem doce e feminina contrasta com a sua força e raça, quando passa do mais intimista dos fados, a cantar ao desafio. Seu extenso e variado repertório, não esquecendo temas inéditos, realiza um percurso que vai desde o mais puro estilo tradicional, até às mais recentes composições, passeando por vários estilos, desde o mais profundo Menor até ao alegre Magala. Transmite de forma inspirada os sabores mais profundos de uma Lisboa que sobe desde Alfama até às adegas do Bairro Alto.
Deste modo Sónia Santos vive a sua vida como se esta fosse um FADO.



Video "Saudades tenho-as aos montes"
Mário Martins/Artur Portela (Fado Magala)



Outras informações úteis.


http://www.youtube.com/watch?v=F4BUXbQK9rs

http://defado.blogspot.pt/2012/06/sonia-santos.html


Sem comentários:

Enviar um comentário